Estudo Dirigido

2 em 1 – FREIO DE MÃO e COMO EVITAR QUE O CARRO MORRA COM A MUDANÇA DE MARCHAS #DirigirEuPosso



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COMO EVITAR QUE O CARRO MORRA COM A MUDANÇA DE MARCHAS

Quando você pisa no acelerador e o motor apresenta um comportamento diferente do habitual (um ronco mais alto do que o normal), você deve saber que está no momento de mudar para a próxima marcha.

Mas se o motor fica falhando e o volante trepida, você deve saber que está uma marcha acima da que deveria e precisa, então, reduzi-la.

É uma estratégia válida. Mas há, também, outros meios de saber quando se deve realizar a mudança de marcha.

Cada marcha é própria para realizar um tipo de força. Tendo isso em vista, uma das maneiras de saber se está no momento de trocar de marcha é verificar a velocidade.

Por exemplo, usa-se a primeira marcha para colocar o carro em movimento e, logo em seguida, a segunda marcha já deve ser engatada, assim que atingir 10km/h ou 20km/h, mais ou menos.

Você nunca deve arrancar o carro na segunda marcha e tem que evitar esticá-la. Isso é prejudicial ao motor do seu veículo e gasta mais combustível.

Ao atingir a velocidade de 30km/h ou 40km/h, você deve engatar a terceira marcha, deixando que se estique até, no máximo, 50km/h. Ao ultrapassar essa velocidade, você deve trocar para a quarta marcha.

A mudança para a quinta marcha é bastante relativa e pode variar de acordo com o tipo de pista em que você está.

Geralmente, o certo é você utilizar essa marcha em uma velocidade acima de 60km/h. Mas, se você estiver na estrada, não há problemas em esticar um pouquinho mais a quarta marcha.

Esse tipo de tática pode confundir um pouco, pois, dependendo do veículo, a velocidade pode variar.

Portanto, outra estratégia que pode ser utilizada é observar o conta giros que se encontra localizado no painel do veículo, até mesmo nos mais simples.

Este instrumento indica se estamos aproveitando o desempenho do carro, bem como se estamos trocando a marcha na hora certa.

Se você observar, via de regra, o conta giros apresenta a numeração de 1 a 8 e, se multiplicado por 1.000, indica o número de rotações do motor por minuto.

Grande parte dos veículos marca, como a melhor faixa para realizar a troca de marchas e conseguir um bom desempenho do carro, entre 4.000 e 5.000 rotações.

Mas, para aqueles que desejam economizar, é possível trocar a marcha quando o carro atingir entre 2.000 e 2.500 rotações.

Você pode olhar o manual do proprietário do seu veículo e conferir qual o melhor momento para realizar a troca de marcha, visto que cada carro apresenta uma condição ideal, tanto de marcha lenta quanto de marcha alta.

Em alguns veículos, o conta giros exibe, próximo às rotações mais altas, uma linha vermelha, enquanto outros, como ônibus e caminhões, por exemplo, três linhas: uma vermelha, outra amarela e, por fim, verde.

A linha verde aponta que as Rotações por Minuto (RPM) do veículo estão corretas. A amarela, por sua vez, aponta que você está acima da rotação considerada correta; e a vermelha que você está com uma aceleração perigosa para o motor.

A linha vermelha aponta que a rotação do motor está muito alta e que, além de você gastar o combustível de modo excessivo, você poderá causar problemas ao motor.

Aconselho que você evite acelerar o seu carro com marchas muito baixas e que leia o manual do proprietário.

O que mais reprova no exame de direção do Detran

1. BALIZA – essa é, sem dúvida, o grande “bicho-papão” para os candidatos ao exame. Mas, apesar do pânico criado em torno dessa manobra, posso afirmar que ela NÃO É o principal motivo de reprovação. Portanto, não há motivo se preocupar com ela.

A baliza para exame é uma manobra realizada em local com medidas pré-determinadas, onde o candidato simplesmente precisa repetir uma sequência ordenada de passos e se orientar por referências visuais demarcadas no veículo e isso é treinando dezenas, talvez centenas, de vezes – em 99% dos casos se resume em mera “decoreba”.

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48 thoughts on “2 em 1 – FREIO DE MÃO e COMO EVITAR QUE O CARRO MORRA COM A MUDANÇA DE MARCHAS #DirigirEuPosso

  1. E quem não tem carro ?????

  2. Primeiro macha,2soltar freio mao,

  3. @Nicolazera disse:

    Hj andei uns 50 metros com o meu com freio de mao puxado, acho q nao coloquei ate o final e o carro começou a trepidar ficou estranho, fui ver era o freio de mão ????, sempre cuido principalmente para estacionar. E hj ratiei.

  4. Estou amando as explicações de vcs

  5. Oiê amigo, estou com uma dúvida, fiz a troca da minha lona e do cabo do freio de mão, porém quando eu puxo o freio ele está indo quase no céu, o profissional que realizou o serviço me informou que tem que ser gastado um pouco da lona lá para pode fazer o ajuste( acredito eu que aí sim vai ter os três tickes quando puxar),. Pois acabei tendo um prejuízo enorme por isso, e o profissional que realizou disse que a culpa foi minha por não ter puxado o freio até o céu…. Bom para entender deixei meu carro na descida depois de 2h ele desceu …. Quero entender se estou errada….

  6. Maravilhoso esse vídeo do freio de mão,tirou todas as minhas dúvidas.

  7. Qual a forma correta de puxar o freio de mão, aperta o botao ou não?

  8. Amanhã é minha prova???? estou muito pensativa

  9. Assisto vcs antes mesmo de pensar em tirar habilitação. Maratonei todos os vídeos,fiz o exame prático hoje e passei de primeira ????????????????. Quero agradecer de todo o coração,que Deus abençoe muito a vida de vcs ❤❤❤❤

  10. Para puchar o feiod e mão o pé deve estr na embreagem ou só no freio?

  11. Ronaldo e Fabiana. Legal vou treina na cadeira da minha casa. Obrigada

  12. Foi exatamente o que aconteceu comigo no dia do meu exame, não cheguei a fazer o exame porque sai com freio de mão puxado ????

  13. gente esses vídeos ajudar de mais????

  14. Agora é a prática com fé em Deus

  15. Vou aprender com vocês minha primeira habilitação

  16. Aqui na prova pratica o examinador tem que escutar o freio de mão.

  17. @phaa8489 disse:

    Fiz o exame ontem e reprovei, pq o examinador pediu pra virar pra esquerda e virei a direita ????

  18. Nao consigo da re comoe de re como meu casoe re

  19. Como vc já gravou ,vou só ouvi kkkl

  20. Tenho que treinar msm professor

  21. Acredito se quiser eu estou aqui na minha cozinha assistindo este vídeo eu estou na décima primeira aula de direção e tenho muito medo de dirigir ama vcs tantão ❤❤

  22. Essa dica vi aqui ,o meu instrutor não me falou!

  23. Reprovei na prova porq eu tinha levado dois pontos, após a baliza, quando fui dar início ao percurso esqueci o freio de mão. Dia 28/04 farei a segunda. Aiai vou morrer de nervoso kkk

  24. pode baixar o freio de mão antes de passar a primeira marcha?

  25. Vocês são fantásticos.

  26. Nota 10 pra esses dois ❤

  27. Bom dia como é difícil aprender dirigir na prática viu Fabi e Ronaldo rsrs

  28. Ante ontem eu não baixei de tudo o freio de mano e já percebi depois de ter dirido vários metrôs… Ajuda muito seu videos…

  29. Eu, creio em nome de Jesus que irei testemunhar a minha vitória aqui. Estou treinando já as aulas de direção, logo farei o exame.

  30. @Store-cn disse:

    Melhor canal minha prova é amanhã

  31. Vou tirar carteira, estou aprendendo ,muinto com vcs obrigada.

  32. Vcs são feras! ???? Que Deus abençoe grandemente vcs. ????????

  33. Estou assistindo as aulas,tá me ajudando muito! Obrigada ao casal! Vocês são bençãos ????????

  34. Fiz o curso teórico com vcs me ajudou d+ e passei na prova de primeira agora vou p as aulas práticas de carro aí tô vendo vídeos com vcs!

  35. Vou começar aulas práticas dia 3 de janeiro e nunca peguei num carro dirigir quer dizer não sei nadinha sou totalmente crua, Deus no comando!!

  36. @duduzandoRJ disse:

    Gostando muito das dicas,tenho 41 e ano que vem se tudo der certo ($) tiro a habilitação.
    Parabéns pelo vídeo ????

  37. gostei das dicas parabéns

  38. Aprendendo muito com vcs tenho 36 anos de idade e vou tirar uma carteira um dia eu creio

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